Pular para o conteúdo

Hackers instalam Linux no Nintendo Switch

O Nintendo Switch foi um dos maiores acertos da empresa nos últimos anos e está sendo responsável por muitos lucros. O console híbrido é desejado por muitos usuários, principalmente pelo fato de possuir jogos exclusivos, porem nem todo mundo está querendo o console para isso.

Um grupo chamado failOverflow, sem motivo certo decidiu aproveitar uma falha no Nintendo Switch e transformou o console em um tablet que roda Linux. A ideia deu certo e um vídeo postado comprovou isso.

Por qual motivo Linux em um Nintendo Switch?

Por mais que seja um feito curioso, realmente não existe motivos para utilizar um Nintendo Switch como um tablet rodando Linux, ainda mais pensando que mesmo o console não sendo dos mais baratos, existem diversos tablets no mercado que já rodam Linux e podem ser utilizados da mesma forma.

De qualquer modo agora temos um Nintendo Switch rodando completamente com o sistema Linux, tendo a interface KDE Plasma, sistema de arquivos, teclado virtual, navegador e tudo que um tablet oferece.

Aproveitando falhas da Nintendo

A entrada para a modificação do sistema nativo do Switch para Linux foi feita através de uma falha encontrada pelo grupo e essa foi a forma utilizada para todas as modificações.

O grupo garante que a falha não pode ser corrigida através de atualização da Nintendo, mas não revelou onde está a falha, até por que isso ajudaria a Nintendo resolver o problema e talvez o grupo perderia seu feito.

Uma diversão diferente

Existem diversos grupos hackers que gostam de vasculhar possíveis falhas em diversos gadgets e aparentemente o Nintendo Switch está aguçando muito deles, com isso podemos esperar outras modificações no sistema.

Dificilmente teremos alguma com real função para qualquer outro usuário, mas mesmo assim essa é a diversão desses grupos, sem contar que alguns buscam as falhas e após isso vendem a solução para a própria empresa responsável pelo gadget.

Fonte: The Verge

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.