Pular para o conteúdo

7 Dicas para deixar seu Smartphone como novo

A compra de um novo smartphone é sempre uma alegria e a vontade é poder deixar o aparelho sempre conservado como o primeiro dia. Porém, sabemos que diversos imprevistos podem ocorrer.

Muitas vezes surge aquele arranhão que não sabemos de onde surgiu, ou então por causa de uma queda, acabamos amassando ou até mesmo rachando a tela do smartphone, sem contar o fato dos travamentos que surge com o tempo.

Nesse texto você vai aprender algumas possíveis soluções para conservar seu aparelho como novo.

1 – Utilize Capa e película protetora

Cuidados com smartphones - Android4All

Por mais que essa dica pareça óbvia, é de extrema importância a utilização de capa e película no seu smartphone. Com isso você protege de possíveis quedas e até mesmo arranhões que surgem conforme o uso.

O ponto negativo da utilização desses acessórios, que faz muitas pessoas preferirem deixar sem, é o fato de perder boa parte do design, mas nada pior que uma tela rachada.

É válido ressaltar que é importante ficar de olho na fabricante tanto da capa, quanto da película, para que a proteção seja real.

2 – Cuidado com as quinas

Mesmo que seu smartphone esteja utilizando capa e película protetora, é importante tomar o cuidado de não deixar seu aparelho exposto em locais com possível queda.

Claro que em alguns casos o smartphone cair da sua mão e você não terá controle sobre isso, entretanto é importante sempre ficar de olho onde vai deixar seu aparelho.

O recomendado é deixar longe das quinas de mesas, longe de copos que esteja com bebidas e até mesmo longe do acesso de crianças pequenas, isso não vai impedir que seu smartphone sofra algum acidente, mas vai evitar muitos.

3 – Mantenha seu aparelho limpo

Esse tópico não implica diretamente no desempenho do aparelho e sim na estética.

Fazer uma limpeza periódica é de extrema importância para conservar seu smartphone de possíveis manchas que surgem após um tempo de uso.

Uma simples passada de pano, tomando cuidado para não molhar o aparelho, retira boa parte das sujeiras que aparecem.

Fazendo essa limpeza periódica, você consegue conservar seu smartphone como novo por mais tempo e até mesmo facilita em uma venda futura.

4 – Formatar periodicamente

Agora saindo da parte de hardware e indo para software, além da limpeza externa que deve ser feito no smartphone, é importante fazer uma limpeza no sistema.

A melhor forma de limpar o sistema é a formatação, ou o chamado “reset de fábrica”, que por mais que seja um trabalho demorado, retira boa parte dos resíduos que os aplicativos acabam deixando durante a utilização.

A formatação pede um pouco mais de trabalho e tempo, já que além dos minutos que demora para o smartphone concluir e retornar ao modo que veio de fábrica, o usuário deverá reinstalar todos os programas que tinha em seu aparelho, mas o resultado será satisfatória e irá garantir uma melhor velocidade.

O recomendado é que seja feito, pelo menos, a cada 6 meses e antes de resetar é importante salvar todas suas fotos e arquivos que tenham em seu smartphone (o backup é a forma mais simples).

5 – Tome cuidado com os sites não confiáveis

Principalmente se você utiliza o sistema Android, deve tomar muito cuidado com os sites que acessa, pois infelizmente existem diversos Malwares que além de deixarem o usuário e seus dados (como contas bancárias) expostos, fazem o aparelho perder velocidade.

O recomendado é ficar de olho em cada link que for entrar, tomando cuidado com propagandas estranhas e com postagens feitas por amigos.

Um antivírus pode auxiliar na segurança, mas o recomendado é realmente para apenas em um. Deixar instalado diversos antivírus faz com que seu aparelho trave e fique desprotegido, pois um aplicativo acaba atrapalhando o outro.

6 – NADA de aplicativos que prometem acelerar seu smartphone

Cuidados com smartphones - Android4All

Atualmente encontramos diversos aplicativos que prometem fazer milagres e acelerar seu smartphone, isso com apenas um clique.

A recomendação aqui é clara e direta, fuja desse tipo de aplicativo, o resultado não é o vendido por essas empresas, pelo menos até então não encontrei uma que fizesse o trabalho bem feito.

Claro que parte das ferramentas apresentadas por esses aplicativos, realmente funciona, como por exemplo a limpeza de cookie e outros resíduos, mas se for possível, desative pontos que prometam coisas como aumentar espaço na memória RAM e otimizar aplicativos.

7 – Caso contrário, encontre uma assistência técnica de confiança

Caso mesmo seguindo essas dicas, seu smartphone tenha sofrido algum acidente ou esteja com muitos travamentos, o recomendado é procurar uma assistência técnica especializa.

O serviço pode ser caro, mas o motivo é o fato do profissional ter feito um curso para exercer aquele trabalho, então se não quiser recorrer a um, você terá que possuir conhecimento técnico em manutenção de smartphone.

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.