Pular para o conteúdo

Seu celular pode fazer mais coisas do que você imagina

OTG é a sigla para as palavras em inglês On The Go que, traduzindo ao pé da letra, significa “em qualquer lugar”. Se levarmos em conta que os cabos desse formato de transmissão são facilmente transportáveis e permitem o compartilhamento de informações e o uso de periféricos sem interferência de terceiros, então esse nome faz todo sentido do mundo!

Cabo OTG e os devices que podem ser conectados nele

Cabo OTG e os devices que podem ser conectados nele

Apesar de ter citado os cabos OTG, para essa tecnologia funcionar é preciso que o smartphone tenha suporte para ela, senão será apenas mais um cabo USB normal. Mas felizmente hoje em dia a maioria dos celulares estão preparados para essa tecnologia que permite o compartilhamento e uso de diversos devices diferenciados.

DESIGN

Apesar de pequeno e barato, é preciso ter muita atenção ao tipo de entrada do seu celular, se é Micro USB ou Tipo-C. Na outra ponta fica a entrada USB tradicional que vai possibilitar a conexão dos outros devices.

Entrada USB padrão para a conexão dos dispositivos

Entrada USB padrão para a conexão dos dispositivos

CONECTIVIDADE

Para realizar o uso de qualquer dispositivo no smartphone pelo cabo OTG, basta conectá-lo na entrada USB e esperar que o aparelho reconheça automaticamente (em alguns aparelho é necessário habilitar esta função em Configurações). Após isso, é preciso ir ao gerenciador de arquivos, que varia de acordo com o app usado para essa tarefa e selecionar a o gadget desejado. Por exemplo, ao inserir um pendrive ou HD externo o gerenciador mostrará os arquivos que ele possui, sejam imagens, vídeos, pdfs etc., possibilitando a transferência de arquivos mutuamente.

Pendrive conectado no cabo OTG e reconhecido no celular

Pendrive conectado no cabo OTG e reconhecido no celular

Se ficar usando a mão para realizar tarefas no celular te cansa, uma ótima opção é usar o mouse nesse processo! Seja wireless ou com fio, basta conectar o receptor ou o cabo USB na entrada do OTG e o celular reconhecerá automaticamente e fará aparecer uma “setinha”, como se estivesse usando um PC.

Seta do mouse indicando o funcionamento dele no celular

Seta do mouse indicando o funcionamento dele no celular

Para teclados o processo funciona da mesma maneira do mouse, mas tem como adicional o fato de permitir o uso de atalhos, como o Alt+Tab, para tarefas dentro do smartphone, deixando o uso muito mais versátil.

Usar OTG hoje em dia, é algo que pode agilizar e muito pequenas tarefas que fazem grande diferença e também ajuda a dar novas funcionalidade a devices que, em alguns casos, acabam sendo “jogados para escanteio” por conta do uso contínuo do smartphone. Para saber mais informações dobre os cabos OTG, assista ao vídeo acima, e não esqueça de acompanhar-nos em nosso canal do Youtube.

Gostou desse dica? Confira várias outras dicas que preparamos para você maximizar sua produtividade com seu smartphone.

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.