Pular para o conteúdo

10 dicas do teclado do Google (Gboard) que você precisa saber

O GBoard é o teclado do Google padrão na maioria dos smartphones da Motorola, Xiaomi, Quantum, entre outros modelos e que pode ser baixado na playstore gratuitamente.  Confira 10 dicas para otimizar o uso do teclado no seu dia a dia.

1 – CONTROLE DO CURSOR

Normalmente quando se está digitando algo e no meio do texto detecta-se um erro ortográfico, o nosso impulso é sempre usar o dedo para direcionar o cursor até o erro. Entretanto, é possível fazer essa movimentação usando a tecla space arrastando o dedo para esquerda e direita. O cursor irá se movimentar para os lados tornando o processo mais rápido e fácil.

Movimentando o cursor do teclado do Google pela tecla space

Movimentando o cursor do teclado do Google pela tecla space

2 – TRADUTOR DIRETO NO TECLADO DO GOOGLE

Realizar a comunicação com amigos ou contatos de trabalho de outros países quando não se sabe o idioma é algo bem chato. Porém, é possível usar o tradutor diretamente do teclado, entrando no ícone do Google e clicando na segunda opção, você consegue digitar suas mensagens e já receber o conteúdo traduzido para ser enviado. Vale lembrar que para usar o tradutor será preciso estar conectado à internet.

Enviando textos traduzidos diretamente do teclado do Google

Enviando textos traduzidos diretamente do teclado do Google

3 – GIFS ANIMADOS

Quem ama se comunicar pelas redes sociais, sempre dá uma animada nas conversas usando gifs. Para encontrá-los com mais facilidade clique no ícone do emoji e selecione a opção “Gif”. Existe uma biblioteca bem variada por temas que pode ser encontrada digitando a palavra desejada no campo de pesquisa.

Biblioteca de gifs

Biblioteca de gifs

4 – ESCREVENDO EM MAIÚSCULO

Existem muitas pessoas que quando querem digitar algo em maiúsculo ficam clicando de modo alternado na tecla “Shift” virtual e selecionando letra por letra até terminar a frase ou texto desejado. Para fazer isso com maior facilidade, basta pressionar a tecla “Shift” até o celular dar uma vibradinha, assim você poderá escrever em letras garrafais infinitamente. É bom informar que escrever dessa forma, em “internetês”, é como se você estivesse gritando então tome cuidado com quem se comunicar dessa maneira.

Tecla Shift virtual

Tecla Shift virtual

5 – DIGITAÇÃO POR GESTOS

Quem curte digitar rápido e sem fazer muito esforço vai usar bastante essa dica de digitação por gestos. Ela consiste em escrever palavras fazendo a ligação entre as letras ao deslizar sobre elas no teclado. Obviamente que para ser funcional é preciso um treino diário para que a prática fique cada vez mais rápida e precisa, mas o robô do teclado do Google ajuda bastante no processo ao “adivinhar” as palavras digitadas.

Digitação por gestos

Digitação por gestos

6 – PESQUISAS RÁPIDAS

Por ser um teclado da empresa que possui o maior buscador de informações da internet, ter um campo de pesquisa rápida é algo esperado e muito útil. Para utilizar, basta clicar no “G” e digitar o que deseja procurar.

Campo de pesquisa rápida

Campo de pesquisa rápida

7 – TECLADO NUMÉRICO

Ficar variando entre as telas do teclado ou pressionar as letras para selecionar os números não é algo muito prático, principalmente de forma repetitiva. Para evitar essa dor nos dedos, basta clicar no ícone do Google, vá em Configurações>Preferências e ative a opção “Linha de Números”, assim o seu teclado se tornará alfanumérico sempre com os números visíveis na parte superior.

Teclado com os números ativados na parte de cima

Teclado com os números ativados na parte de cima

8 – DIGITAÇÃO POR VOZ

O processo de digitação por voz do teclado do Google já foi muito questionado pela sua falta de precisão, haja vista que ele estava preparado para o inglês, mas é notória a evolução na hora de transformar as palavras faladas em textos. Para usar essa função, basta clicar no ícone do microfone e sair falando e para terminar basta clicar novamente.

Digitação por voz

Digitação por voz

9 – DICIONÁRIO PESSOAL

Visando produtividade, é possível adicionar atalhos para palavras, links ou frases que são utilizados com frequência para serem preenchidos no teclado facilmente. Vá em Configurações>Dicionário>Dicionário Pessoal, clique na opção “Adicionar” a palavra e o atalho/abreviação que será usado.

Palavras de atalho adicionada no dicionário pessoal

Palavras de atalho adicionada no dicionário pessoal

10 – PERSONALIZAÇÃO DO TECLADO

Realizar personalizações é algo que ajuda a melhorar o teclado e adaptá-lo a cada tipo de usuário. Para modificar o tema, clique no “G” e vá até a terceira opção com um desenho de aquarela, onde é possível modificar a cor, plano de fundo etc. Já em Configurações>Preferências tem como mudar a altura do teclado. Para digitar só com uma mão, ao pressionar o “Enter” virtual, aparece a opção para reduzir a largura do teclado que pode ser posicionado totalmente do lado direito ou esquerdo, mas para voltar ao normal, basta clicar no ícone de maximização no canto oposto.

Modificando o tamanho do GBoard

Modificando o tamanho do GBoard

Para ver todas as dicas na prática assista o vídeo no início deste post, e mesmo que o seu celular não tenha o teclado do Google o GBoard como teclado padrão, basta fazer o download no link abaixo e instalar para usar no lugar de seu teclado padrão.

[appbox googleplay com.google.android.inputmethod.latin]

Gostou dessa dica? Acompanhe nosso canal no Youtube e fique sempre por dentro de dicas que poderão te ajudar no dia-a-dia trazendo mais produtividade, e confira nossa seção no site com dezenas de dicas para seu smartphone Android.

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.