Pular para o conteúdo

Apps da Google Play estão roubando dados bancários

Segundo uma pesquisa feita com a Avast, ESET e SkyLabs, alguns apps da Google Play estavam dando acesso ao malware BankBot, que nada mais faz do que roubar os dados bancários dos usuários, que utilizam internet banking, ou até mesmo os que não tinham essa prática.

Segundo informa a pesquisa, postada pelo HackRead, clientes de mais de 130 bancos sofreram o ataque do malware e tiveram suas contas vazadas.

Nos aplicativos mais simples

O que impressionou dessa vez é que o malware foi encontrado em aplicativos básicos, que muitas pessoas acabam baixando, entre eles temos apps de lanterna e até mesmo do famoso game de cartas, chamado paciência.

Entre os aplicativos encontrados com esse malware, temos Solitaire, Classic Solitaire, Spider Solitaire, XDC Cleaner, Lam for DarkNess, Tornado Flashlight e Sea Flashlight, pelo menos esse são os principais.

Um erro da Google

Para adicionar um app a Google Play é bem simples, sendo facilmente feito por qualquer usuário que tenha mais conhecimento em programação. A Google mantém essa facilidade para manter a ideia de um sistema aberto, porem ao vermos problemas como esses, ficamos com o pé atrás e notamos que é sim necessário mais burocracia para adicionar algo a loja.

A Apple se mostra mais rígida nesse quesito e isso claramente deixa seus usuários mais seguros.

O Brasil se livrou

Por mais que os aplicativos citados fossem baixados no mundo inteiro, nós brasileiros acabamos nos livrando, isso pelo fato do BankBot focar em usuários de outras regiões, como Alemanha, Austrália, Espanha, França, Grécia, Holanda, Portugal, Polônia, Rússia, Republica Dominicana, Singapura e Turquia.

Mesmo o Brasil estando fora do radar, é sempre valido tomar os devidos cuidados, como não sair baixando qualquer app, verificando a empresa responsável pelo desenvolvimento, a qualificação dada pelos usuários e o mais importante é não colocando arquivos apk, ou seja, arquivos baixados fora da Google Play.

Fonte: HackRead

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.