Pular para o conteúdo

15 dicas do OnePlus 5 de funcionalidades legais para conhecer

O OnePlus 5 é um dos smartphones importados mais cobiçados de 2017, tanto por suas configurações parrudas quanto pelo seu preço. Existem 15 dicas que podem otimizá-lo e que são extremamente úteis para quem já o possui ter uma usabilidade mais completa ou podem ser justamente os diferenciais que farão quem ainda não o comprou escolhê-lo.

1 – BOTÕES CAPACITIVOS E VIRTUAIS

Na parte inferior do aparelho, existem leds onde estariam desenhados os botões capacitivos, mas isso é proposital para tornar a troca de lado do botão “Voltar” e “Multitarefas” mais fácil e assim evitar confusões na mente dos usuários pelo fato da imagem não representar a real função do botão.

Botões capacitivos do OnePlus 5 em forma de LED

Botões capacitivos do OnePlus 5 em forma de LED

Mas não é só essa modificação de lados (permutação) que pode ser feita, no OnePlus 5 também tem como utilizar botões virtuais, para quem está acostumado com a linha de aparelhos 2017 da Motorola e LG. E assim como os capacitivos, também é possível fazer a alteração de lado das opções “Voltar” e “Multitarefas”.

Para realizar ambos os processos, vá em Configurações>Botões>Permutar Botões para realizar a mudança de lado das opções padrão, e Configurações>Botões>Barra de Navegação para usar os botões virtuais.

Botões virtuais com as posições trocadas

Botões virtuais com as posições trocadas

2 –  TIRE PRINTS FACILMENTE

Para quem curte tirar print de tudo que vê e precisa de um atalho rápido para esse processo, basta ir em Configurações>Gestos>Captura de Ecrã com 3 Dedos. Essa opção também existe nos smartphones da Xiaomi, onde só é preciso deslizar os 3 dedos na tela para baixo que a captura é feita facilmente.

Fazendo captura de tela com 3 dedos

Fazendo captura de tela com 3 dedos

3 – EXECUTANDO TAREFAS POR GESTOS

Uma opção bem interessante para quem curte atalhos é realizar a execução de tarefas através de gestos na tela do smartphone. Desenhando a letra “O” é possível ativar e desativar a lanterna. Para fazer o mesmo com aplicativos, basta ir em Configurações>Gestos> e basta configurar a ação que cada letra executará. Mas a quantidade de letras é limitada, somente V, O, S, M, W então será preciso escolher bem o aplicativo para cada uma, mas é claro que também possível modificar esses “padrões” de acordo a rotina.

Gestos disponíveis para realizar ações e abrir aplicativos

Gestos disponíveis para realizar ações e abrir aplicativos

4 – BARRA DE STATUS SUPERIOR

A barra de status superior é bem customizável, e para aplicar essas personalizações, basta ir em Configurações>Barra de Estado> e ativar as opções desejada, como porcentagem de bateria, velocidade da rede de internet, estilo de bateria e gestor de ícones, onde é possível desabilitar os ícones que aparecerão na barra de status para ela ficar menos poluída.

Gestor de ícones da barra de status superior

Gestor de ícones da barra de status superior

5 – MODO NOTURNO

Essa dica é ótima para quem tem o hábito de usar o smartphone antes de dormir, já deitado na cama. Existe uma opção muito importante que é para habilitar o modo noturno e reduzir a intensidade dos filtros de luz azuis, fazendo com que a tela fique meio amarelada mas evita a perda de sono e o desconforto visual. Para usar esse modo é só entrar em Configurações>Tela>Modo Noturno>Ativar Modo Noturno.

Modo noturno do OnePlus 5

Modo noturno do OnePlus 5

6 – MODO LEITURA

O modo leitura é ideal para quem precisa passar muitas horas com os olhos grudados na tela do celular, seja fazendo a leitura de um livro ou até mesmo escrevendo artigos e usando as redes sociais. Nesse modo o brilho da tela fica adaptando-se a luz ambiente e isso traz um conforto visual maior. Para habilitar esse modo, basta ir em Configurações>Tela>Modo Leitura>Ativar Modo Leitura.

7 – MUDANDO O TEMA DO ONE PLUS 5

Quem curte personalização, com certeza vai amar essa opção. No OnePlus 5 é possível mudar o tema do sistema, obviamente as opções são limitadas e ele não possui uma loja de temas como algumas fabricantes oferecem, mas dá para curtir umas modificações básicas. A mudança de tema é bem simples de ser feita pelo menu Configurações>Tela>Tema, são apenas 3 opções: Padrão, Claro e Escuro, mas é algo oferecido por padrão na OxygenOS.

Tema escuro do OnePlus 5

Tema escuro do OnePlus 5

8 – LED DE NOTIFICAÇÕES

Apesar dos LEDs de notificação ser algo que incomoda alguns usuários, para outros é a principal forma de saber quando se recebe uma mensagem nova nas redes sociais ou algo mais importante. Existe 8 cores diferentes para modificar o LED do OnePlus5 e para acessá-las e configurá-las basta ir em Configurações>Tela>Notificações de LED, assim é possível não só configurar as cores diferenciadas como também personalizar para cada aplicativo.

Opções de cor do LED de notificação do OnePlus 5

Opções de cor do LED de notificação do OnePlus 5

No Whatsapp, por exemplo, indo em Configurações>Notificações>Luz é possível modificar o LED de notificação para diversas para cores variadas, mas para essa ver o resultado, é preciso que a luz do smartphone tenha a cor selecionada disponível.

9 – EQUALIZADOR DE ÁUDIO

Para quem curte um pouco mais de qualidade musical, ter um equalizador diretamente no smartphone é algo muito bom e que o OnePlus 5 oferece. Para acessá-lo, basta estar com o fone de ouvido plugado e ir em Configurações>Som e Vibração>Sintonizador de Áudio e ativar o Comutador de Áudio para fazer os ajustes manualmente ou escolher entre os padrões pré-definidos e adequar o som que sai do fone ao seu gosto.

Equalizador de áudio do OnePlus 5

Equalizador de áudio do OnePlus 5

10 – BLOQUEADOR DE APPS

Quem curte privacidade com certeza vai amar ter uma opção nativa para bloquear os aplicativos e evitar que curiosos vejam suas mensagens ou até mesmo baixe aplicativos desnecessários para o seu smartphone. Para usar essa opção vá até Configurações>Segurança e Impressão Digital>Bloqueador de Apps. Nessa função você ativa o aplicativo que deseja bloquear e toda vez que for usá-lo, vai ser necessário inserir a digital.

Bloqueador de apps do OnePlus 5

Bloqueador de apps do OnePlus 5

Vale lembrar que esse desbloqueio de segurança só precisa ser efetuado quando o celular tem a sua tela desligada e ligada novamente, caso contrário o bloqueador entende que é você quem está usando o smartphone e não fica pedindo o desbloqueio insistentemente.

11 –  BLOQUEANDO BOTÕES E NOTIFICAÇÕES EM JOGOS

Algo que incomoda bastante que curte jogar no smartphone é quando, na melhor parte da jogatina, a pessoa resvala a mão sem querer nos botões capacitivos ou simplesmente fica recebendo dezenas de mensagens das redes sociais. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, é só bloquear esses incômodos em Configurações>Avançado>A jogar, não incomodar e ativar as opções “Bloquear Notificações” e “Bloquear Botões”. Essa opção também possibilita realizar esse bloqueio em outros aplicativos, então pode ser bem útil em outras situações.

Bloqueador de botões e notificações do OnePlus 5

Bloqueador de botões e notificações do OnePlus 5

12 –  OTG

A maioria dos smartphones vem com suporte para OTG, o que cria um leque de possibilidades para o aparelho, mas no OnePlus 5 é preciso ativar essa função em Configurações>Avançado>Armazenamento do OTG.

Habilitador da função OTG

Habilitador da função OTG

13 –  MODO RETRATO

Um dos diferenciais dos smartphones com câmera dupla em 2017 com certeza é o modo retrato, que deixa o fundo bem desfocado, dando mais destaque para o objeto ou pessoa em primeiro plano. Para usar essa função no OnePlus 5, basta abrir o app de câmera e deslizar o dedo para a esquerda, fazendo você entrar no modo retrato e tirar fotos com esse efeito maravilhoso.

Exemplo do modo retrato no OnePlus 5

Exemplo do modo retrato no OnePlus 5

14 – MARCA D’ÁGUA NAS FOTOGRAFIAS

Ainda no app de câmera, existe uma opção no canto superior esquerdo que, ao apertar, habilita a engrenagem de configurações para ativar, por exemplo, a marca d’água nas fotos que facilita a quem ver uma fotografia tirada pelo smartphone, identificar a marca e o modelo sem precisar ficar perguntando a terceiros.

Configuração para inserir marca d'água nas fotos

Configuração para inserir marca d’água nas fotos

15 – BOTÃO DE NOTIFICAÇÃO

No OnePlus 5 existem um botão na lateral que permite controlar as notificações que serão recebidas no celular. Ele tem 3 posições de funcionamento: modo normal, onde você recebe todas as notificações, modo não incomodar e o modo de silêncio absoluto. Alternando entre as posições, é possível configurar, clicando no botão de engrenagem, os tipos de notificações que você deseja receber, seja de eventos, lembretes etc.

Botão regulador de notificações

Botão regulador de notificações

Percebe-se que o OnePlus 5 possui um monte de possibilidades para torná-lo ainda mais personalizado ao tipo de usuário que você é. Para ver essas dicas na prática, assista o vídeo abaixo e caso você queira adquirir esse smartphone incrível, basta clicar nos links abaixo:

[btn btnlink=”https://goo.gl/MXxfSQ” btnsize=”full” bgcolor=”#ff3a3a” txtcolor=”#ffffff” btnnewt=”1″ btnicon=”fa-cart-plus”]Onde comprar o OnePlus 5 6GB RAM/64GB[/btn]

[btn btnlink=”https://goo.gl/MPTYkd” btnsize=”full” bgcolor=”#ff3a3a” txtcolor=”#ffffff” btnnewt=”1″ btnicon=”fa-cart-plus”]Onde comprar o OnePlus 5 8GB RAM/128GB[/btn]

Deseja conhecer um pouco mais do OnePlus 5? Preparamos uma página completa sobre o OnePlus 5 com uma análise , itens que acompanham na caixa, teste de câmera, desempenho, etc. Você pode conferir clicando aqui.

1 comentário em “15 dicas do OnePlus 5 de funcionalidades legais para conhecer”

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.