Pular para o conteúdo

Celulares Android e suas pequenas “grandes” diferenças!

Aparentemente todos os smartphones android são iguais, mas quando se começa a utilizar o sistema de diferentes marcas é possível perceber as diferentes formas de navegação que cada uma oferece. Para analisar melhor essa situação, alguns celulares foram escolhidos para este comparativo: o LG Q6, Moto Z2 Play, One Plus 5, Zenfone 4 e Redmi Note 4X.

MODELO DE NAVEGAÇÃO

Cada empresa opta por um modelo de navegação, visando melhorar algo no seu aparelho, seja o tamanho da tela ou o tempo de resposta nas tarefas. Mas definitivamente é possível realizar as atividades em dois modelos de botões diferentes: os capacitivos e os virtuais. Os capacitivos são aqueles que ficam na parte de baixo do aparelho e são sensíveis ao toque, já os botões virtuais são “colocados” no smartphone via software (padrão do Android), ficando na parte da tela como o LG Q6 e Moto Z2 Play.

Exemplos de botões virtuais e botões capacitivos (físicos)

Exemplos de botões virtuais e botões capacitivos (físicos)

MUDANÇA NA POSIÇÃO DOS BOTÕES CAPACITIVOS

Os botões capacitivos geralmente têm uma posição padrão: “Voltar” do lado direto e “Multitarefas” do lado esquerdo, mas algumas fabricantes, como a ASUS, mudam essa ordem e isso acaba sendo um pouco confuso para quem vive mudando de aparelho.

Pensando nisso, a One Plus resolveu permitir que o usuário escolha de que lado ele deseja cada botão, adaptando o aparelho ao uso rotineiro de cada um. Para realizar essa modificação, basta acessar Configurações>Botão>Permutar Botões. Ativando essa opção, o botão “Voltar” vai para o lado direto e “Multitarefas” para o lado esquerdo, e ao desativar o oposto acontece.

CELULARES COM BOTÕES CAPACITIVOS E BOTÕES VIRTUAIS

O OnePlus é um smartphone que curte versatilidade, tanto que possibilita a escolha entre usar botões virtuais ou capacitivos. Obviamente que ativando uma opção, a outra se desativa automaticamente para evitar toques involuntários que a longo prazo poderia causar até mesmo uma pane no sistema. Para ativar os botões virtuais, basta ir em Configurações>Botões>Barra de Navegação. O interessante é que mesmo em modo virtual, é possível permutar a posição dos botões.

Opção para ativar botões virtuais do one plus 5

Opção para ativar botões virtuais do one plus 5

No Moto Z2 Play o processo é parecido, mas com algumas diferenças porque é possível remover os botões virtuais, mas as tarefas dos botões capacitivos são realizadas via gestos específicos no botão “Home”. Para remover os botões virtuais nos aparelhos da Motorola, basta ir no app Moto>Navegação em um Toque. Caso queira eles de volta, é só desativar essa opção. Deslizando a mão para a direita no botão “Home”, é possível acessar o “Multitarefas” e deslizando para a esquerda, realiza-se a ação do botão “Voltar”, e dando um toque é possível acessar a “Home”.

BOTÕES VIRTUAIS

Apesar de muitas pessoas não gostarem dos botões virtuais por eles ocuparem um espaço relevante da tela, vale lembrar que eles desaparecem quando não são necessários dentro da câmera, jogos e vídeos. Caso precise usá-los para sair de um app, basta deslizar o dedo de baixo para cima na tela e eles aparecerão.

Área de configuração dos botões virtuais do LG Q6

Área de configuração dos botões virtuais do LG Q6

Algo interessante dos botões virtuais da LG é que eles permitem não só a permutação dos botões para diversas posições, mas também a adição de novos botões para facilitar tarefas rotineiras, como tirar prints. Para acessar essa opção, vá em Settings>Home Touch Buttons>Button Combination.

CONCLUSÃO

É interessante ver o quanto cada smartphone pode oferecer para os seus usuários, porque até tarefas simples, como a navegação, se tornam completamente diferentes de uma marca para outra. Cada uma faz o aparelho pensando, obviamente, no tipo de cliente que tem, mas acaba criando diferenciais para atrair novos compradores e gerar cada vez mais preocupação com a qualidade na concorrência.

Para mais informações e ver o passo a passo dos processos de configuração, basta assistir o vídeo abaixo!

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.