Pular para o conteúdo

Fazer root no celular. Vale a pena? Vantagens e desvantagens.

Muito se ouve falar em usuários que fazem root em seus celulares visando melhorar o desempenho e bateria (eu mesmo já fiz muito). Ocorre que o simples fato de fazer root não fará que seu celular fique mais rápido.

O root nada mais é que um procedimento no celular onde você torna-se o super usuário de seu smartphone, tendo assim acesso a arquivos de sistema que antes estavam bloqueados por padrão. Entende agora porque apenas realizando este procedimento não resolverá de nada questões como melhorar e desempenho ou a autonomia de bateria?

Para usufruir dos benefícios de fazer root no celular é necessário saber que aplicativos usar. Apps como Cerberus (para localizar celular roubado), Tasker (automatização), entre outros são apps que necessitam de root para ter suas 100% de suas funcionalidades liberadas e trazem realmente recursos interessantes.

Porém caso você seja um usuário iniciante você precisa saber quais implicações o root no seu celular pode ocasionar. Confira abaixo quais são estes apontamentos, e se o root pode ser eficaz ou não para você.

RISCOS DE SEGURANÇA

No momento em que aplicativos de terceiros tem acesso aos arquivos do sistema, que antes estavam bloqueados, isso aumenta o risco de apps maliciosos entrarem no smartphone e fazer uso incorreto dos dados existentes nele, afetando a usabilidade, bem como das informações pessoais do usuário.

LOOP INFINITO

Quando o celular é ligado e simplesmente a inicialização fica continuamente na logo do sistema ou da empresa, dependendo da fabricante do aparelho, esse processo é chamado de loop infinito. Fazendo root, pode ser que isso aconteça, ou porque o usuário apagou algum arquivo necessário para iniciar o smartphone corretamente ou algum aplicativo fez isso incorretamente. Se acontecer isso, basta reinstalar a ROM original do celular, mas vale lembrar de que todos os arquivos existentes nele serão perdidos.

PERDA DA GARANTIA

Ao realizar root em um smartphone que ainda está no tempo de garantia, este acaba sendo desqualificado para qualquer manutenção futura, pois existem meios das fabricantes descobrirem se o aparelho está com root ou não.  Mesmo excluindo o root, existem marcas que conseguem detectá-lo porque alguns celulares que perdem funcionalidades de forma irreversível. Por exemplo, o Samsung Pay perde a funcionalidade de pagamento no seu smartphone e por este motivo a fabricante já sabe que aquele smartphone passou pelo processo de root.

Perda da garantia de fábrica

Perda da garantia de fábrica

ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS (OTA)

Apesar das fabricantes apresentarem seus produtos de forma quase endeusadora, depois de algum tempo os usuários começam a reportar bugs que são corrigidos com atualizações automáticas (quando aparece a notificação para a realização do download e instalação), de igual forma quando sai uma nova versão do Android. Com root esse processo deixa de existir ou quando ocorre, em 99% dos casos, acaba fazendo o smartphone entrar em loop infinito.

Para evitar esse problema, as atualizações terão que ser feitas manualmente, baixando o firmware no site da fabricante para poder fazer a instalação sem dificuldade e manter o celular sempre em dia, evitando falhas na segurança e bugs desnecessários.

MESMO ASSIM FAZER ROOT VALE A PENA?

O root ainda é um processo interessante, mesmo com implicações acima que podem ser causadas pela falta de conhecimento do processo, porque existem aplicativos que precisam desse acesso root e trazem funcionalidades adicionais muito úteis, como o app Titanium Backup que permite uma cópia mais completa dos arquivos do smartphone, o Tasker que permite automatizar tarefas do celular e aplicativos antifurto, como o Cerberus.

Para saber mais informações sobre as vantagens e desvantagens do processo de root, assista o vídeo abaixo!

2 comentários em “Fazer root no celular. Vale a pena? Vantagens e desvantagens.”

  1. Meu último celular q teve root foi o s6, depois nunca mais fiz. Ao meu ver não compensa fazer root. A primeira coisa q perdi acesso foram apps do meu banco e cartão de crédito, Samsung Pay, etc…

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.