Pular para o conteúdo

10 coisas que EXISTEM no CELULAR e você não sabia

Apesar de cada fabricante disponibilizar uma interface personalizada em seus smartphones com o intuito de adicionar novas funções ao sistema operacional Android (porque o iOS é exclusivo da Apple), ainda há coisas em comum entre eles que a maioria dos usuários não sabe que existem ou não procuram saber. Conheça 10 dessas funcionalidades!

1 – O FURO MISTERIOSO

Todos os smartphones possuem um furo bem pequeno, que pode ser encontrado na parte de cima ou na traseira (posição variando de marca para marca), que serve para realizar o cancelamento de ruídos quando se faz ligações, e assim o áudio fica muito mais limpo e torna a compreensão de quem te ouve muito mais clara, independente do ambiente em que você estiver.

Microfone cancelador de ruído

Microfone cancelador de ruído

Obviamente que em uma balada esse cancelamento vai ser bem mais ineficiente, mas em ambientes “normais” como trânsito e feiras ele funcionará muito bem. Vale lembrar que esse microfone não serve para ser usado na hora de atender ligações, para isso existe um segundo microfone focado para a captação do áudio.

2 – DETALHES EM PLÁSTICO NO APARELHO

Possivelmente, quem já usou diversos aparelhos de diversas marcas, notou detalhes em plástico no corpo do smartphone. Acontece que esses detalhes não são estéticos, mas sim uma necessidade em smartphones com construção em alumínio para que a transmissão das ondas de sinal não seja atrapalhada de chegar na antena do celular.

Espaço emplástico para transmissão do sinal para o aparelho

Detalhes em plástico do iPhone 6

3 – CÂMERAS DUPLAS

Muitos smartphones estão vindo com câmeras duplas. Cada marca e modelo estipula uma função específica para a segunda câmera, alguns para dar um zoom óptico sem a imagem ou vídeo perder a qualidade e outros para usá-la como câmera wide angle e fazer um efeito fotográfico ou de filmagem parecido com o da GoPro. Além disso, é possível realizar o desfoque do fundo (modo retrato ou efeito boke nas fotos, dando um destaque maior para o objeto ou pessoa desejada.

Câmera dupla no One Plus 5

Câmera dupla no One Plus 5

4 – NFC

Essa tecnologia permite a comunicação por aproximação entre 2 dispositivos para a realização de pagamentos de compras e passagens de ônibus, e está presente na maioria dos smartphones. Normalmente aparelhos com essa tecnologia não possuem traseira removível, mas no Zenfone 2 é possível ver os circuitos acoplados na tampa dele.

Circuitos de NFC do Zenfone 2

Circuitos de NFC do Zenfone 2

5 – SENSORES DE PROXIMIDADE

Na parte frontal dos aparelhos existe um pontinho preto, que é mais fácil de visualizar em aparelhos com o display branco, que é onde se encontra o sensor do dispositivo. Em alguns existe mais de um sensor, mas ele é útil no modo de aproximação, desligando a tela do aparelho quando ele está próximo a orelha, o que evita toques involuntários e também um sensor de luz que capta a iluminação ambiente para ajustar a claridade da tela de acordo com a luminosidade, mas para isso o ajuste de brilho tem que estar em modo automático.

Sensores de proximidade e de luz

Sensores de proximidade e de luz

6 – REMOVENDO CHIPS DO SLOT DA MANEIRA CORRETA

Quem possui celular com a tampa removível vai gostar dessa dica! Uma das coisas mais difíceis que existe é remover o chip dos slots, mas algo que muita gente nunca percebeu é que existe uma alavanca na parte lateral do slot que permite empurrar o chip para fora da entrada sem necessitar usar a unha, agulhas ou outros objetos pontudos no processo.

Alavanca para remoção de chip do slot

Alavanca para remoção de chip do slot

7 – CABO OTG

Hoje em dia a maioria dos celulares estão vindo com suporte para esse tipo de conexão, permitindo ligar no aparelho qualquer dispositivo USB como mouses, teclados, pendrives, joysticks e até mesmo HDs externos visando aumentar a produtividade de quem precisa ficar “grudado” no smartphones o dia inteiro.

Cabo OTG para realizar a conexão de dispositivos USB no celular

Cabo OTG para realizar a conexão de dispositivos USB no celular

8 – FLASH DUPLO (DUAL FLASH)

Alguns aparelhos possuem 2 flashs em sua câmera traseira, mas quase ninguém procura saber o motivo. Esse flash secundário, que normalmente é de cor amarelada, serve para dar mais realismo às fotografias porque o flash normal sozinho deixa as fotos com aquele aspecto estranho que normalmente vemos.

Flash duplo para dar mais realismo a foto

Flash duplo para dar mais realismo a foto

 9 – INFRAVERMELHO

Atualmente muitos modelos de celular não vem mais com essa opção, mas ainda existem alguns poucos resistentes que mantém o infravermelho disponível. Quando existe no aparelho, encontra-se na parte superior. Essa função é utilizada principalmente para controlar TVs e alguns modelos de ar condicionado.

Infravermelho presente no Xiaomi Mi 6

Infravermelho presente no Xiaomi Mi 6

10 – LASER DA CÂMERA TRASEIRA

Quando se bate uma foto ou filma alguma coisa, normalmente não dá para perceber o que ocorre na câmera traseira, mas se prestar bem atenção ao virar o aparelho, verá um laser que aparece no momento do clique. Esse laser ajuda a câmera a captar o foco mais rápido nas fotografias e filmagens.

Laser de foco da câmera traseira

Laser de foco da câmera traseira

Veja abaixo a aplicação prática de cada funcionalidade e não esqueça de inscrever-se e acompanha-nos em nosso canal do Youtube.