Home ANDROID 10 mitos e verdades sobre bateria de celular que te ensinaram errado

10 mitos e verdades sobre bateria de celular que te ensinaram errado




Listei as 10 maiores dúvidas sobre baterias de celulares. Verdades ou mitos?

1 – A bateria do celular vicia? Existe bateria viciada?

Muitas pessoas costumam falar isso ao reparar que sua bateria não tem mais o desempenho de antes, demorando mais para carregar ou descarregando muito rápido. Acontece que isso não é pq a sua bateria viciou. Simplesmente porque as baterias de hoje são de ion de litio e não viciam.  Esse termo se popularizou com as antigas baterias de niquel cadmo que tinham o efeito memoria, e precisavam ser carregadas de 0 a 100% para não perderem o desempenho. Então saiba que as baterias de hoje não viciam, e você pode carrega-las a hora que quiser,  a propria apple diz,  recarregue a sua bateria a qualquer hora. Não precisa usar 100% antes de recarregá-la.

“OK, mas se elas não viciam, porque a minha bateria não tem mais o mesmo desempenho de antes?”
Esta é uma pergunta que vou responder nos próximos itens, por isso continue até o fim. =)

2 – Quando compro um celular devo fazer uma primeira carga completa?

Normalmente os celulares vem com uma carga parcial, e a resposta é: Você não precisa. Agora que você ja sabe que sua bateria não vicia, você pode já sair utilizando o seu celular, ou carregar até 100% antes de usar, a preferencia é sua e isso não influecia em nada.

3 – Descarregar até 0% é ruim?

Sim é péssimo, mas quem nunca deixou a bateria chegar a zero não é mesmo?  O importante é você saber que não é bom deixar zerar sua bateria, isso ao longo do tempo e feito constantemente, vai fazer com a vida útil de sua bateria diminua gradualmente.  Lembra do item 1? Este é um dos principais fatores de sua bateria chegar ao fim da vida mais rápido que o comum.
Alguns celulares desligam com 5%, eu não acho isso legal, mas é uma segurança que alguns fabricantes colocam para minimizar estes casos.

4 – Posso deixar o celular carregando a noite toda?

Aqui cabe algumas ressalvas. Se você utiliza carregadores originais, seu celular não esta com defeitos, não tem problemas deixar ele carregar a noite toda. Os celulares atuais cortam a energia quando chegam em 100%, justamente para não aquecer ou desgastar a bateria.
A ressalva fica em não deixar ele carregando junto com você enquanto dorme. Tem pessoas que colocam debaixo do travesseiro, deixam carregando e ouvindo musica. Isso é muito perigoso, você vai superaquecer o celular, podendo queimar o smartphone ou até mesmo colocando sob risco de explosão.
Alguns estudos dizem que o ideal é carregar o celular entre 20 até 80% para prolongar mais a vida útil. Eu não chego a ser tão paranóico assim, mas lembre-se, não deixar zerar a bateria com frequência é mais  importante.

5 – Usar o celular ao mesmo tempo que carrega é perigoso?

Aqui também cabe ressalvas e cabe o bom senso. A principio não tem problemas, ele só vai carregar mais devagar. Mas lembre-se, temperaturas excessivas diminuem o desempenho da sua bateria e pode provocar danos aos componentes do celular. Então se você costuma carregar o celular, e suar aplicativos pesados ou jogos que podem causar um aquecimento excessivo, é bom você monitorar e é com a mão mesmo. se sentir que seu celular esta para fritar ovos, aconselho a parar de usa-lo ou retira-lo do carregador.

6 – Carregadores piratas podem danificar a bateria? (veicular)

Sim meus caros, não usem carregadores piratas, e isso vale para os carregadores de tomada como veiculares. Não funcionarem de maneira apropriada é o menor dos problemas, eles podem causar danos sérios ao seu celular, e o barato pode sair caro. De preferencia opte por carregadores originais do mesmo modelo do seu celular, mas não há problemas em usar carregadores de outras marcas, desde que também originais.

7 – Carregadores Turbos funcionam em qualquer celular?

Funcionam, todo carregador “Turbo” tem filtros que regulam a potencia e isso não vai danificar seu celular ou bateria. O que vai ocorrer é que se seu celular não tiver a tecnologia que permite um carregamento turbo, ele não irá carregar mais rapido por conta disso.

8 – Celular muito quente estraga a bateria?

A resposta é sim. Bateria e alta temperatura não combinam. colocar o celular em temperaturas altas fará com que a bateria seja drenada mais rápida, alem de diminuir a vida útil dela. Se você usa muito o celular no carro para usar o mapa por exemlo, procure posicionar o celular em um lugar que não pegue muito sol. Então como regra básica, evite super aquecer seu celular.

9 – Baterias explodem?

Esta é uma questão polemica, mas a realidade é que sim, elas explodem. Tivemos a anos atras este problema com alguns iPhones e mais recentemente com o Galaxy Note 7. Nestes casos foram um problema de engenharia. Não é comum baterias explodirem, sendo casos isolados.
Todo celular tem um  circuito eletrônico responsável por manter essa temperatura estável, em caso de super aquecimento excessivo ele desliga este circuito  e torna a bateria inoperante. O perigo é este circuito estar com problemas, você usar carregadores piratas, e não tomar os devidos cuidados causando um super aquecimento do aparelho. Estes fatores somados são um perigo sim e por mais improvável que seja deles ocorrem, o seguro morreu de velho.

10 – Depois de um ano a bateria nunca é a mesma, isso é verdade?

Sim, como dito a bateria tem uma vida útil, e todas as ações ditas nas questões anteriores farão com que essa vida útil seja maior ou não. O fato é que depois de um ano, depois de tantas cargas e recargas, sua bateria não terá o mesmo desempenho de quando você a comprou.


E ai gostou das dicas? Tirou suas duvidas? Não esqueça de inscrever-se em nosso canal do Youtube para mais dicas como essa. =)




ver mais artigos relacionados
Ver mais por Everton Vianna
Ver mais em ANDROID

Confira também

Fazer root no celular. Vale a pena? Vantagens e desvantagens.

Muito se ouve falar em usuários que fazem root em seus celulares visando melhorar o desemp…