Pular para o conteúdo

Pirataria e apps na Playstore. O que você acha!

Eaí pessoal, tudo bem?

Hoje tenho um assunto sério a falar com vocês. Sou freqüentador de fóruns, grupos do facebook, e algo que sempre presencio nestes grupos, é pessoas pedindo os famosos apps piratas, seja de games ou ferramentas. Isso tem me incomodado bastante, sei que é um assunto um tanto quanto delicado, e gostaria de aproveitar o espaço que tenho aqui no canal, para debater o assunto de pirataria, e em especial de apps da Playstore.

Que a pirataria é crime previsto na lei, todos sabemos, correto?

Mas calma. Não é minha intenção julgar ninguém, nem apontar dedos, afinal, atire a primeira pedra quem nunca..não é mesmo?

O debate que quero propor é para buscar entender as causas e conseqüências dessa prática, entender como algumas empresas estão conseguindo reverter isso e como nós podemos contribuir.
Na maioria das vezes o que leva a pirataria é o fato da pessoa não dispor da renda necessária, dependendo do software que as vezes chega de fato a comprometer boa parte da sua renda… mas e com a playstore, onde a media de valores é de 4 a 10 reais? Porque temos tanta gente com a gana de piratear, eu diria com o hábito, e sem a real necessidade?
Espero que não apareçam haters aqui, dizendo “ah mais você pode falar isso de comprar porque você trabalha!

Isso mesmo, eu trabalho! E agradeço a Deus por ter saúde e um emprego. Mas se você não trabalha, ou esta desempregado, porque a situação do nosso pais realmente esta foda, você esta pirateando um app pra sua necessidade de vida, conhecimento, cultura? Se você faz parte de uma parte da população mais fragilizada, eu encerro por aqui, porque todos precisam de acesso a informação, a cultura, e o governo tem que auxiliar nisso.

Mas não é isso que eu tenho visto. Será que as pessoas que tem acesso à internet, muitas vezes banda larga, 4G, Smartphones  top, premium, necessitam piratear um aplicativo de 2 ou 4 reais? E se sentir o “fodão” quando acha e usa o app pirata.

A pirataria é algo muito abrangente pessoal, que chega em todas as esferas , não somente software, mas como eletrônicos, roupas, e eu não quero ampliar tanto o debate assim, porque senão vamos entrar em questões de política, trafico, coisas mais pesadas..
O que eu tenho visto é que por parte das empresas, eles estão tomando ações para minimizar isso. E não é colocando um super algoritmo ou algo que impeça a cópia ou funcionamento de apps piratas. Pras empresas sai muito mais caro investir em tecnologia e modos de impedir a pirataria, do que o próprio prejuízo que a pirataria promove.

Elas estão trabalhando contra a pirataria, pensando em nós. É isso mesmo, elas entenderam o grande motivo que leva a pirataria que é o alto custo pro cliente. Então o que as empresas estão fazendo? Estão massificando o acesso, colocando preços bem mas acessíveis e facilitando essa compra.

A exemplo da playstore, é muito mais rentável ela colocar um software mais barato e vender para 10000 pessoas, que colocar um preço elevado e vender pra 100. E facilitando como? A playstore por exemplo permite que você agora compre com cartão de crédito nacional, ah, você não tem cartão, pode comprar com o gift card que você compra em supermercados… ah mas e se eu compro e não gosto? A Playstore permite que você compre, e tenha um tempo de uso, se o app não funcionou, ou você não gostou, você pode desinstalar o app e pedir o reembolso. O que mais você quer?
Poxa, temos Spotify, Deezer, milhões de músicas acessíveis pra você , o próprio Netflix, adotaram essa estratégia, e com isso estão vencendo a pirataria.
E eu apenas citei empresas grandes. Você já pensou no desenvolvedor, que investiu dinheiro pra aprender, investiu seu tempo, coloca uma app por 2 reais na playstore e fulano com smartphone de 2mil reais vai piratear…

Então, vocês entederam qual é a estratégia das empresas de software pra vencer a pirataria. Oferecer preço baixo, atingir a massa, mais pessoas, e facilitar a compra. Isso não é bom pra gente?
E nós, o que estamos fazendo contra. Pessoal, muito importante! Não confunda “necessidade” com “hábito”. E o que eu vejo muito aí, é pessoas com o “hábito de praticar”, eu chego a dizer até ” com o prazer de piratear”.

Como eu disse pessoal, meu objetivo com este vídeo não é apontar pra ninguém. Apenas plantar essa sementinha na consciência de cada um, porque nosso país está uma merda, os políticos que estão lá não valem o colhão de um gato como a minha vó dizia (poquíssimos se salvam), porém, pra arrumarmos esse país, a mudança deve começar de nós, de nossas atitudes, de termos menos “Gersons” (Vide Lei de Gerson).

A mudança começa por nós, por menor que ela pareça. Pense nisso!

Um abraço

Não esqueça, inscreva-se no canal do Android4all no Youtube.

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.