Pular para o conteúdo

O Whatsapp é o aplicativo mais utilizado por brasileiros. Com inúmeras funcionalidades é difícil você encontrar pessoas que conheçam todas as funções e recursos que o whatsapp oferece. Pensando nisso elaborei uma lista com 10 dicas que julgo serem as mais utilizadas e que muitas pessoas desconheçam uma ou outra. Se você conhece todas, Parabéns. Normalmente a média das pessoas conhece entre 5 a 7 das dicas abaixo, e é bom lembrar que como ele é um aplicativo de massa e muitas vezes foi até mesmo a porta de entrada de muitas pessoas no mundo digital dos smartphones.

10 dicas de whatsapp

1 – Como não ativar o double check azul no WhatsApp

O whatsapp tem um recurso onde você desabilita os dois checks azuis para não mostrar que você leu, porém, desta forma você também não verá quem leu suas mensagens.
Você pode resolver isso de uma forma bem simples, adicionando o widgets do whatsapp na sua tela inicial do Android. Desta maneira você irá ler as mensagens dentro do widget e elas continuarão como não lidas. Você consegue visualizar as mensagens completas, independente de quantas linhas elas tiverem.

2 – Não permitir download automático de mídia

A segunda dica é pra você que possui um pacote de dados limitado e não quer permitir que o whatsapp baixe automaticamente fotos, áudios e vídeos que são enviados para você! Afinal, o “grupinho da oração” é muito movimentado, e rapidinho seu plano de dados acaba. Então pra isso, vá no menu, em “configurações, conversas e chamadas, download automático“, e na opção “quando utiliza rede de dados,  você pode desmarcar aquilo que não quer que o whatsapp baixe automaticamente”.  Desta maneira, apenas quando você entrar na conversa e clicar sobre a mídia, será feito o download.

3 – O que são marcações do Whatsapp

A terceira dica são as marcações, pra quando você recebe um texto que deseja guardar, como uma url de site, um telefone, um vídeo do android4all, o que você quiser. E como funciona? Segure sobre a mensagem, e aperte o ícone de “estrela” que aparece no topo. Basta agora você ir em menu > msg marcadas para visualizar as suas marcações devidamente organizadas. Se quiser desmarcar alguma marcação,  basta segurar sobre ela, e clicar no ícone de estrela.

4 – Como fazer o backup do whatsapp

Quarta dica muito útil pra quem vai trocar de smartphone e deseja recuperar todas as conversas nesta migração de celular. Vá no menu em configurações, conversas e chamadas, backup de conversas e repare que você pode organizar seu backup no Google Drive, que pode ser agendado por dia, ou mesmo clicando no botão Fazer Backup. Repare no botão incluir vídeos, caso deseje também fazer backup dos vídeos do whatsapp.

Agora que você já fez seu backup na nuvem,  basta acessar o outro celular, com a mesma conta de Gmail, e logo no inicio da configuração do whatsapp será perguntado se deseja restaurar o backup. Diga que sim, e pronto, todas suas conversas estão lá no seu novo celular.

5 – Cancelar envio de aúdio

Por incrível que pareça tem gente que não sabe, pelo simples fato de não ter lido. caso você esteja enviando um áudio, e se arrependeu do que estava falando, não precisa desligar a tela do celular. Apenas arraste o dedo para a esquerda pra deletar seu áudio.

6 – Ver hora da mensagem lida

Sexta dica, é pra você que quer saber quando a pessoa leu sua mensagem. Lembre-se, um check sua mensagem saiu de seu celular, dois check cinzas, a mensagem chegou no  celular da pessoa, e dois check azuis é quando ela leu a mensagem. Clique e segure sobre a mensagem enviada e repare que existe um horário para a mensagem entregue, que é quando ela chegou no celular do destinatário, e a lida, que é de fato quando a pessoa leu sua mensagem.

7 – Personalizar notificação de contato ou grupo

A dica numero 7 é bem legal, você pode personalizar a notificação para um determinado grupo ou pessoa. Ou seja, customizar um toque diferente para uma pessoa especifica, para isso basta que você clique no nome da pessoa, e em “notificações personalizadas > personalizar“, você pode  escolher o toque e a cor do led (caso seu smartphone permita configurar as cores do led).

8 – Como escutar áudios

A oitava é outra dica simples, mas que é engraçado quando você encontra alguém que não sabe. Quando você receber áudios, não precisa ficar escutando pela caixa de som principal do celular e assim dividir a conversa com todos ao lado, a maioria dos celulares tem sensor de proximidade, basta você aproximar seu ouvido e o áudio irá sair na caixa de som das ligações.

9 – Como usar os emojis étnicos

A penúltima dica são os emojis étnicos, vários emojis permitem que você clique e segure sobre eles para que apareça outras opções que melhor te agradam.

10 – O que é Nova Transmissão e como funciona?

E a décima dica mas não menos importante é a Transmissão. E como funciona isso?  Ela é ideal pra qdo você quer mandar a mesma msg para varias pessoas, como uma msg de natal,  ou anunciar que você esta vendendo o carro,  por exemplo. Basta você ir no menu “Nova Transmissão”, e selecionar as pessoas que você quer comunicar. Você pode selecionar até 256 pessoas. O legal que quando você enviar a mensagem, elas receberão individualmente e não saberão que você enviou para varias pessoas. Portanto evite citar o nome ou falar no plural, porque elas não sabem, e te responderão individualmente pelo chat comum.

Gostou das dicas? Inscreva-se no canal do Android4all no Youtube. Os vídeos são semanais e existem muitas dicas para você virar um ninja do Android:  http://goo.gl/vl8j8C

Texto por Everton Vianna

Inscreva-se no meu canal do Youtube clicando abaixo. São vídeos semanais sobre tecnologia de forma descomplicada, didática e divertida.

Marcações:

1 comentário em “Whatsapp – 10 dicas MATADORAS”

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.