Pular para o conteúdo

Habilite a Zenmotion no Zenfone 5 e ligue a tela com dois toques

Saiba como habilitar a Zenmotion no Zenfone 5 e ligar e desligar a tela de seu celular com apenas dois toques.  Uma funcionalidade atualmente existente em outros smartphones da linha Zenfone mas que não existe nativo no Zenfone 5 e 6.

IMPORTANTE 1: Acompanhe o vídeo acima com atenção, e baixe os arquivos necessários, mas lembre-se, todo processo por mais simples que seja pode ocasionar erros. O Android4all não se responsabiliza pelo que possa acontecer ao seu smartphone. Ao realizar o processo seguindo o tutorial você está fazendo por sua conta e risco. Blz?

IMPORTANTE 2: Alguns Zenfones apresentam um bug de não encontrar mais a câmera ou ficar reiniciando. Isso ocorre com alguns Zenfones por conta do desbloqueio do Bootloader. Se o seu celular apresentar estes problemas volte a bloquear o bootloader,utilizando o arquivo relock-bootloader,bat que está no pacote baixado.

Downloads dos arquivos necessários:

Arquivos usados no tutorial para habilitar a Zenmotion no Zenfone 5. (SOMENTE LOLLIPOP)
http://www.pagsocial.com/IAE/arquivos-para-zenmotion-android4all

Obs: Na parte do BUG que pára de funcionar o Touchscreen, caso não volte com o primeiro reboot, repita o processo. Houve poucos relatos, que foram necessários 4 reboots para voltar o touchscreen.

Instale o driver da Intel para fazer a comunicação Computador x Zenfone:
https://www.android4all.com.br/files/zenfone5e6/Zenfone_5_drivers.zip
ou
https://software.intel.com/pt-br/android/articles/intel-usb-driver-for-android-devices (versão mais atual para quem tiver problema com o driver acima)

Obs 1: Quem tiver o Windows 8, e estiver com problemas ao instalar o driver da Intel, baixe este aqui: https://software.intel.com/pt-br/android/articles/intel-usb-driver-for-android-devices

Obs 2: Quem tiver o Windows 10, rode os driver da Intel com o modo de compatibilidade Windows 7.
Não sabe como fazer isso? Veja aqui.

Obs 3: Todo processo, por menor que seja, existe riscos. Não me responsabilizo por possíveis danos ou erros ao seu smartphone. OK? Veja prós e contras do Root em: https://youtu.be/6l0V0rgescU

Dúvidas? Procure o grupo de ajuda do Android4all no facebook
https://www.facebook.com/groups/canalandroid4all/

Agradecimentos e créditos à:
Shakalaca: Autor do Root no Zenfone 5 – http://23pin.logdown.com
Long Chivas: Autor do Kernel para Zenmotion no zenfone 5/6 – http://zenfoneviet.net/
Lucas Abreu pela dica =)  O/

Não esqueça de inscrever-se em nosso canal do Youtube para conferir os vídeos semanais.
Inscreva-se no canal ► http://goo.gl/vl8j8C

100 comentários em “Habilite a Zenmotion no Zenfone 5 e ligue a tela com dois toques”

      1. Estou com o mesmo problema do Marcelo, acertei tudo que devia, fiz o procedimento duas vezes tudo nos conformes, mas o zenmotion nao aparece no meu menu de configurações. Como prosseguir?

  1. Everton, estou tendo um problema com esse processo, veja se pode me ajudar, já tinha root e fiz o processo, no modo fastboot, quando ta instalando aparece um erro em vermelho, porém instala o zenmotion mas a função de desligar a tela não funciona e gera um gasto excessivo do sistema Android, estou na versão 78 do lollipop no zen 6.

  2. Valeu mesmo!! Super prático. Queria aproveitar pra sugerir que você fale sobre essa Kernel que tem rodado os grupos sobre Zenfone, e faz um “Overclock” no aparelho. Vale a pena? Não? Conta pra gente!! 🙂

  3. boa tarde everton, tive um impasse na parte de instalar a zen motion, ao clicar em instalar o celular reinicia e o cmd fica esperando ele reiniciar, quando o telefone volta o cmd fica parado esperando pelo telefone e o pc nao reconhece o telefone apos reiniciado pelo comando de instalação do zen motion. aguardo alguma luz no fim do túnel. abc

    1. Já tive esse problema, tente ver se os drives no seu computador estão funcionando quando você conecta o cel desligado no PC. Se não, reinstale os dribles no computador.

  4. Fiz todos os processos e todos foram concluídos com sucesso, exceto pela instalação do Zenmotion. No CMD sou informado de que a instalação foi concluída com sucesso, porém a função não aparece no meu aparelho. O que eu faço?

  5. No meu apos desbloquear o bootloader Esta conflitando com o gerenciamento de energia e causando congelamentos no zenfone 5.Tive que bloquear novamente o bootloader dai ele ficou so com a função de desligar a tela com 2 toques, nao esta funcionando pra ligar com 2 toques, mas pelo menos parou de dar conflito e de congelar a tela.

  6. Olá, achei bacana a possibilidade de ligar e desligar o celular apenas com dois toques. Mas fiquei em dúvida quando se trata de Windows 10, mesmo lendo, não entendi muito bem, por esse motivo, peço que se possível coloque o passo a passo. Obrigado! Show de bola o canal

    1. Consegui a 1ª parte – Booltloader -; a 2ª Parte não – Instal ZenMotion – não consegui, cliquei em instalar e apareceU aquela tela preta, carregou um pouco, e no final da tela preta apareceu “Reiniciando Zemfone … por favor aguarde! /system/bin/sh: su: not found …Dang flash Custom Kernel – ZenMotion … . OBS. NÃO APARECEU NO CEL. JANELA PARA PERMISSÃO E NÃO REINICIOU O CELULAR NA 2ª PARTE. …

        1. de acordo com o vídeo, fiz toda aquela 1ª parte e o celular + computador responderam igual ao vídeo, já a segunda parte não deu certo. AGUARDO UMA AJUDA!

  7. Estou fazendo certinho o passo a passo, mas no final o ZenMotion não aparece nas configurações, estou utilizando o android 5 versão 78 e para instalar o windows 10, se alguém também passou pelo mesmo problema por favor me ajudem???

  8. Fiz como estava no video, e apos a instalação do zenmotion, ele não ligou, travou numa tela com o simbolo USB e uma barra branca em baixo… O que pode ter sido?

  9. Boa tarde.
    Meu zenfone 5, congela a tela e não responde a toque nenhum, é necessário reiniciar, mas depois de um certo tempo volta a acontecer, teria alguma ideia do que seria?

  10. fiz tudo certo o zenmotion funciona mais vira e mexe ele fica reiniciando sozinho e tambem ja travou a tela algumas vezes e tive de desligar … tem alguma coisa para resolver

  11. Meu Zenfone originalmente era v2.22.40.54, foi atualizado para o Lollipop 5.0 com sucesso, no entanto ao tentar colocar o ZenMotion…

    Zenfone 5 Lollipop v3.24.40.78 com ZenMtion Travando após abrir o bootloader !

    Estou com problema de travamento do Zenfone 5 após ter aberto o bootloader para instalação do ZenMotion no Lollipop v3.24.40.78, qual o procedimento para corrigir. O mesmo fica travando o painel de toque ao digitar ou depois de algum tempo se re-inicializa…

    O que posso fazer para resolver, o resto esta perfeito…

  12. Vlw pelo post, muito util.
    não sei o motivo, mas no meu zenfone de 1.6ghz não funciona o bootloader corretamente, ao fazer o unlock dele sempre buga a camera, dei brick nele uns par de vezes tentando solucionar o problema, mas nada. Até tentei usar o cyanogenmod 12.1 mas como ele tambem usa o bootloader destravado a camera buga. No final das contas abri mão do recurso de acordar com dois toques e do bootloader unlock, apenas fiz o root e inseri os arquivos do zenmotion (2 arquivos .xml) na pasta “System/etc/permissions” que habilitou o menu e a função dormir com dois toques. Se alguém tiver uma solução pra indicar eu agradeço, caso eu ache algo comento depois.

  13. android4all, muito obrigado primeiramente pelo post, achei bastante interessante, porem quando tentei seguir os passos na terceira etapa quando abri a janela cmd o celular fica um escuro meio claro na tela e não funciona e a janela cmd fica aberta esperando o celular. Desde já eu agradeço se puderem me ajudar.

  14. Fala galera, fiz o procedimento funcionou de boa, e o touch funcionou sem eu precisar da dar o “reboot” mas agora meu Zen está reiniciando de vez em quando, e mesmo com a Zenmotion desativada. alguém sabe oq devo fazer, ou se e como desintalar a Zenmontion? D:

      1. Acabei de usar o método deste video, deu td certo, mas quando dei dois toques na tela ela apagou, ok. mas quando dei outros dois a tela não acendeu, e ao clicar no botão power tbm não. então o celular simplesmente havia se apagado(desligado) como antes e dps de alguns segundos o zen foi inicializado sozinho novamente, esse é único problema. de vez em quando está ocorrendo isso, queria saber se alguém está passando pelo msm, ou se sabe como resolver. 🙁 Vlws!!

  15. bom.eu fiz tudo certo e tal no meu zenfone 5 asus ai funcionando normal soq ue do nada meu cell desligou e nao loga quando eu aperto o power ele da uma tela preta e fica um simbolo do usb com uma barinha em baixo em vermelha oque eu faço ?

  16. Minha zenmotion parou de funcionar depois da atualização do dia 17/01. Ele esta somente bloqueando a tela, na hora de desbloquear ele simplesmente não funciona. Ajuda aee

  17. Cara me ajuda ai pf toda fez que desbloqueio o bootloader ele perde a camera, eu consigo recuperar mas sempre que desbloqueio ele perde pq ? ja tirei root ja instalei a rom stock, nao tem jeito mesmo de desbloquear sem perde a camera ?

  18. cara me ajuda se possível, fiz os procedimentos recentemente pois ganhei um zenfone 6, o problema é o seguinte: só tá funcionando os dois toque para desligar a tela, porem os dois toques para despertar não funciona, sendo que todos os 3 processos de instalação deram como certo, porém os dois toque para desperta a tela não funciona.
    obs: o celular ta tudo ok, funcional

  19. o meu bugou a camera pq tipo eu estava utilizando a zenmotion mais ai eu fui tirar umas foto com a familia e a camera nn funcionou pff faz um video de como arrumar pff android4all

  20. O meu deu tudo certo muito bom o tutorial, só que deu problema no sistema operacional Android, ele congela a tela trava, tenho que reiniciar!! Alguma recomendação? Será que se eu bloquear novamente bootloader consigo resolver esse bug? Valeu obrigado

  21. LEIAM! TALVEZ AJUDE QUEM ESTÁ COM BUGS IGUAIS OU SIMILARES!

    Fiz todo o processo, funcionou tudo perfeitamente bem. Porém, quando faço alguma ligação, ele apaga a tela devido ao sensor de presença e depois não liga mais, então tenho que forçar o desligamento dele. Algumas vezes ele também reiniciou durante uma chamada. Algumas vezes ele simplesmente congela e só consigo voltar forçando o desligamento e ligando de novo.

    Li pela internet que isso poderia ser devido ao desbloqueio do bootloader. Tentei fazer o processo de “rebloqueio” do mesmo e resultou no celular não ligando novamente. Ficava aparecendo um símbolo de USB quando tentava ligá-lo conectado ao PC, caso contrário, a tela sequer acendia.

    Fiz novamente o desbloqueio do bootloader e voltou a funcionar. Pensei em tirar o root e bloquear o bootloader, porém resultou no mesmo descrito acima.

    Por fim, estou sem root no celular, com o bootloader destravado e o ZenMotion funcionando normalmente. Espero não ter mais travamentos depois disso… aparentemente consertou.

  22. Boa tarde,

    Cara não consegui passar do passo 1.
    Consigo fazer a depuração do USB, mais quando vou executar o passo 1, o celular não responde, instalei o programa da intel, td certinho, mas….

  23. Galera do Android4all ou qualquer pessoa que tenha tido o mesmo bug que eu… Alguém desenrolou o problema da câmera depois de instalar o Zenmotion?? Se minguem resolveu pelo menos sabem informar se eu posso usar as dicas do vídeo “Loop infinito Zenfone 5 (Como resolver) Português” pra reinstalar a bagaça toda e resolver o problema?

  24. Eu tenho uma dúvida. Porque que no meu zenfone 5 tudo que vou fazer de customização, seja uma simples instalação de root ou, mais complexo como instalar um custom recovery ou até mesmo o zenmotion (como foi agora) tem que ser feio “na unha”, manualmente. Os arquivos para instalação automatizada (.bat), nenhum deles funciona. Eles executam, levam o telefone para onde deveriam, mas no momento da instalação ou sobreposição dos arquivos só dá erro. Não instala nada e no final ainda apresenta o processo concluído (isso porque os .bat vão até o final e apresentam a mensagem de conclusão do processo). Alguém sabe porque ocorre isso?

  25. BOm dia,

    Instalei com todos os procedimentos feitos corretamente. E agora quando reiniciei o celular, aparece o somente o android escrito abaixo “nenhum comando encontrado”. Vou dar um factory reset nele, pois comigo não funcionou.

  26. Everton td bem? Tenho um ASUS LIVE que ja vem com o zenmotion, mas a desgraça só da a opção de motion gesture e mais nada. Tem como eu atualizar o zenmotion??? Queria a opção dos 2 toques na tela.

  27. Cara, deu um super erro aqui. O meu não tava funcionando a câmera. Daí eu segui o tutorial, tentando bloquear de novo o BOOTLOADER, através do arquivo “relock-bootloader.bat”. Só que ele começou o processo mas na hora de reiniciar, travou. Fica sempre aparecendo no celular um símbolo parecido com o do USB, e parece que o computador não reconhece o celular. Cara, o que eu faço? Agora o celular nem liga.

  28. Ai galera e Vertão, fiz todos os processos do mesmo jeito, a camera ta de boa, MAS o aplicativo do zenmotion nas configurações não apareceu!! Alguém por favor me ajuda a resolver (versão do meu software WW_3.24.40.78_20151001)

  29. Minha câmera não tá pegando, diz que tem outro aplicativo controlando ela, tem como você me ajudar?
    Meu nome é Almerian, o nome saiu errado no cadastro!

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.