Pular para o conteúdo

Zenfone Selfie – Análise completa

A Asus surpreendeu a todos, e quando menos imaginávamos foi feito o lançamento mundial do Zenfone Selfie, já com venda disponível na loja da Asus Brasil. Aliás, o Brasil foi o primeiro país a receber o Zenfone Selfie.

Quem esta começando a ouvir o nome Zenfone agora, talvez não saiba, ele é um smartphone da Asus, a terceira maior fabricante de notebooks do mundo, e renomada por fabricar placas mãe e placas de vídeo, muito conhecida pelo público micreiro e que a dois anos entrou no mercado de smartphones e já causou muito barulho junto a concorrência.

A Asus lançou em outubro de 2014 o Zenfone 5 e 6 no Brasil, que levou este nome devido ao tamanho de sua tela. Em agosto de 2015 a Asus aboliu esta nomenclatura relacionada ao tamanho da tela e lançou no Brasil a sua nova linha de Zenfones com mais quatro modelos, são eles: Zenfone Laser, Zenfone Selfie, Zenfone 2, Zenfone 2 Deluxe.

O Android4all teve acesso ao Zenfone Selfie. Confira no vídeo acima a análise completa.

Especificações Zenfone Selfie

O Zenfone Selfie possui um processador Qualcomm Snapdragon 615, e uma GPU Adreno 405, ele é um Octacore de 1.5ghz com suporte a 64bits. São 3Gb de Ram e 32Gb de memória interna com entrada para cartão micro SD de até 64Gb.

Ele é um dual chip, com suporte a conexão 4G em um dos slots, tela de 5.5pol. fullHD e conta novíssimo Gorilla Glass 4 para proteger contra riscos.

Câmera

São 13Mp na câmera frontal e traseira, sendo o único no mundo a ter 13 megapixels na câmera frontal. Na parte traseira encontra-se um sensor de laser, que o ajuda a focalizar mais rápido e assim tirar fotos mais nítidas, além do flash de led de duas cores tanto na parte traseira como na frontal frontal que auxilia que a fotos fiquem mais naturais. Sua lente possui uma grande angular de 88º graus, permitindo que você coloque mais pessoas na foto.

A Pixelmaster  é o software nativo de câmera do Zenfone, e conta com dezenas de recursos, sendo vários muito funcionais. Pra quem já possui a linha zenfone, conhece estes recursos, porém o legal é que agora todos estes recursos estão presentes na câmera frontal.

São ao todo 15 recursos na câmera para filmagens e fotos.

zenfone selfie

O modo mais usado normalmente é o automático e o já conhecido HDR para melhorar as sombras. Porém o Zenfone Selfie possui um modo manual bem robusto,  que permite um amplo controle para que você ajuste o balanço de branco, contraste, ISO, entre outras configurações e assim ter um liberdade maior para suas fotos.

Outros recursos interessantes são o modo profundidade para desfoque do fundo, destacando assimo assunto da foto, mas que exige um tripé ou que você segure firme a câmera para que funcione bem. Recursos como filmar em câmera lenta, aceleração de tempo (timelaspe)  também estão presentes.

Um recurso interessante é o retrocesso de tempo que é ótimo pra capturar aqueles momentos mais difíceis ou mesmo de crianças, pois você pode retroceder e avançar as fotos e assim escolher o melhor frame. Já o modo de remoção inteligente é ideal para tirar fotos em lugares movimentados e que podem passar carros ou pessoas e assim remover estes elementos durante sua foto.

Um modo que estava curioso pra descobrir como funciona é o “Super resolução”. Quando tira-se uma foto,  automaticamente o software captura outras fotos e faz um processamento de forma que elas se agrupem e virem uma foto com o dobro de resolução permitindo assim ver muito mais detalhes da foto quando aplica-se o zoom.

Uma melhoria do zenfone selfie perante a geração anterior também é a possibilidade de fotos macros com 6cm de distância.

Design

A versão comercializada no Brasil no momento tem as cores Branco Neve, Azul Tifani, Rosa Penélope, Prata, Vermelho e Dourado.

zenfone selfie

Os botões de volume estão na parte traseira do celular,  juntamente com o flash  real tone em duas cores e o sensor a laser para um foco mais rápido e fotos mais nítidas.

O botão de power fica na parte superior, não é a melhor posição para este botão na pois fica ergonomicamente ruim de apertá-lo, isso poderia tornar-se um grande problema, se não fosse o recurso da Zen Motion  de ligar e desligar com dois toques na tela. Acredite, você vai esquecer que o botão de power existe.

Na parte frontal estão os botões de navegação, que não são retro iluminados, e na parte superior o auto-falante, a câmera frontal de 13Mp com flash, além dos sensores de iluminação e proximidade.

Ele possui dois microfones anti ruído que estão na parte inferior e superior Suas medidas são 15cm x 7,7cm e sua espessura é de 3.9 e 10.8cm e pesa 170 gramas

Interface

O zenfone Selfie vem com o Android Lollipop 5.0.2  e provavelmente irá receber atualização para o Android M. Para quem não é um usuário do Zenfone,  é interessante saber que ele possui uma interface customizada que particularmente gosto muito  chamada de  ZenUI. É uma interface bem fluída,  com muitos recursos e que constantemente esta sendo aprimorada com atualizações.

zenfone selfie

A ZenUI conta com a suíte de softwares da Asus como o PC Link para compartilhar a tela do celular no PC, o Party Link para compartilhar fotos instantaneamente entre Zenfones, o Remote Link , entre outros.

Um recurso legal da ZenUI  e que vale a pena citar é a Zen Motion, onde você pode ligar e desligar seu telefone apenas dando toques na tela e pode inclusive ligá-lo  já em uma determinada aplicação apenas desenhando gestos na tela. Para quem gosta de personalização e deixar eu smartphone com o seu estilo, a ZenUI permite uma ampla possibilidade de customização através de diferentes temas que existem na playstore.

Pra quem é pai como eu, ou mãe, vai ficar bem feliz e mais tranquilo com o modo criança que trava as aplicações  e deixa os pequenos mexerem somente naquilo que você permitir, sem risco de fazer compras, ligações, ou acessar outras apps.

A  ZenUi possui diversas outras funções como gravação de chamadas, bloqueio de apps, permite que você transfira a maioria dos apps e jogos para o cartão SD…são várias funcionalidades que você pode conhecer acessando os dois vídeos abaixo:

Bateria

A bateria do Zenfone 2 selfie possui 3000mah e é removível. A ZenUI traz em sua suíte de programas o gerenciador de apps para gerenciamento de aplicações de modo que permite ao usuário encerrar apps em segundo plano que não são utilizadas e gastam a bateria, além de modos de economia de bateria que podem variar de Modo Econômico a Super Econômico, este último, desabilitando sua rede ao deixar o smartphone em stand by.

Ao contrário do Zenfone 2, o Zenfone Selfie não possui a tecnologia boostmaster para carregamento de 60% em 39min. Porém, devido ao seu processador snapdragon 615 ele permite uma carga mais rápida que o habitual “Quick Charge“.

Tela

Sobre a tela, são 5,5polegadas com resolução FullHD  e tecnologia IPS que garante boa visibilidade e brilho em diferentes ângulos. O Zenfone Selfie  possui excelente densidade de 403 pixels por polegada. E aqui uma novidade, ele vem com o Gorilla Glass 4 para proteção contra riscos.

001

Desempenho

Os 3Gb de memória RAM e os oito núcleos do processador snapdragon 615 irão te garantir uma ótima experiência com aplicativos. De fato uma memória RAM maior ajuda bastante em um uso multitarefa, permitindo que use-se bastante aplicativos  alternando entre eles sem a necessidade de reiniciá-los.

zenfoen selfie antutu

Porém, temos que lembrar que é um smartphone da game intermediária/média e alguns games mais pesados como GTA San Andreas você conseguirá uma boa jogabilidade mas não com gráficos no máximo. Idem com NOVA 3 que você pode presenciar alguns engasgos em momentos de muitos personagens ou partículas na tela.

O Zenfone Selfie entrega um ótimo hardware. Para você que gosta de jogar não terá problemas com a maioria dos games da atualidade, e o fato dos 32Gb de memória interna permite armazenar bastante jogos em sua memória.

Conclusão sobre o Zenfone Selfie

O Zenfone Selfie definitivamente é um dos melhores celulares para quem gosta muito de usar a câmera frontal para selfies e vlogs, além de ter a mesma qualidade de câmera na parte traseira.  Embora seu foco seja “selfies” ele entrega um ótimo hardware e seus 3Gb de RAM e oito núcleos do Snapdragon 615 o deixam bem fluído e rápido para as atividades do dia a dia. Já sobre sua bateria, a Asus parece ter aprendido com o feedback negativo do Zenfone 5 neste quesito, e colocou logo 3000mah para garantir autonomia de um dia inteiro com uso moderado.

Embora ele não seja tão pesado (170g) é maior que seu antecessor o Zenfone 5, e pode ser um pouco complicado para mãos pequenas ou para quem está habituado com telas menores, dependendo de uma adaptação por parte do usuário.

O Zenfone Selfie possui um ótimo custo benefício, estando abaixo do valor de seu principal concorrente o Moto X Play, e acaba por tornar-se uma ótima alternativa para quem quer um bom desempenho e ter excelentes fotos para suas selfies.

 

Por Everton Vianna
Inscreva-se no canal Android4all no Youtube e acompanhe vídeos semanais sobre reviews, dicas de apps , games e tutoriais para Android.

Vire um ninja do Android. Inscreva-se no canal Android4all.

21 comentários em “Zenfone Selfie – Análise completa”

      1. Que bom Everton seu post…o zen selfie me conquistou rs apesar de ter um processador inferior ao meu smart antecessessor e ao zen 2, como não tenho costume desses jogos mega pesados que vcs adoram hehe rs, ele me atende de boa e fora que o preço na minha opinião super compensa… Fiquei muito feliz de saber aqui no post que virão novas cores dele,como já tenho o smart vou aguardar as cases que espero que a Asus venda tb separadas 🙂 Abs e parabéns…

  1. Fala Everton! Eu queria saber em relação o Zenfone 5 e o Redmi 2 qual você recomendaria para um usuário que utiliza gosta de jogos pesados, gosta de tirar fotos, ect… Qual você me recomenda comprar ?

    1. Cara, entre estes dois, apenas vendo estes dois requisitos, o Zenfone 5 para jogos. Porém, para fotos eu achei a camera do Redmi 2 superior em qualidade. Ai vc precisa ver qual o mais importante para você.

  2. Everton, me disseram que mp não é qualidade para a camera, e eu quero um celular com uma camera frontal top!
    Poderia me dizer entre samsung galaxy s6, zenfone selfie ou lg g4 qual é o melhor?

    1. É isso ai, o que mais importa é a qualidade do pixel. Para fotografias em geral (levando em consideração frontal e traseira), eu gosto mais da do LG G4, em especial pelo modo manual que é muito top.

  3. Boa noite,pode até ser meio idiota essa pergunta,mas no Zenfone Selfe, tirar fotos(Selfes) tocando em qual quer lugar da tela igual no Moto G,ou tocando apenas do desenho da câmera que tem na tela??

  4. Oi Everton, boa noite!
    Uma amiga tirou aqueles atalhos que ficam na câmera do lado esquerdo,Vc poderia me ajudar?como faço pra configuração voltar?
    Obrigada.

  5. olá, queria muito saber se funciona o snapchat normalmente sem nenhum probleminha, porque o Zenfone 5 tinha esse problema no aplicativo no áudio do vídeo ou mesmo deixando um negócio verde no canto da tela ao tirar uma foto, se puder me ajudar agradeço des de já.

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.