Pular para o conteúdo

Review Redmi 2 – O novo rei do custo benefício para 2015?

O Redmi 2 é o smartphone intermediário da Xiaomi, empresa chinesa que chegou este ano ao Brasil e quer entrar na briga como smartphone de melhor custo benefício de 2015. É comercializado ao custo de R$499,00 no site da Xiaomi Brasil e surpreende positivamente em vários quesitos pelo que entrega em relação a hardware/equipamento x custo. Confira acima o vídeo do review para mais detalhes.

redmi2_002

Especificações

O Redmi 2 possui o processador Qualcomm Snapdragon 410, Quadcore de 1,2Ghz e 64bits.  Possui 1Gb de memória Ram e 8Gb de memória interna com slot pra cartão SD de até 32Gb.  É dual SIM, e um diferencial é o suporte a 4G nos dois slots. É um celular bem leve com apenas 134 gramas.

Sistema Operacional Android Kitkat 4.4.4 rodando o sistema customizado MiUI 6.0
Tela LCD IPS de 4,7″, 1280×720 (HD)
Processador Cortex-A53 – Qualcomm Snapdragon 410 Adreno 306
1Gb de Memória RAM LPDDR3
8Gb de memória interna
Slot de cartão SD expansível até 32Gb
Dual SIM 4G em ambos slots
Camera Traseira 8Mp, f/2.2, HDR, Filma em FullHD
Camera Frontal 2Mp Filma em HD
Bateria de 2200 mAh

Design

A versão comercializada no Brasil tem a traseira cinza fosca e os botões laterais tem uma aparência cromada, na parte traseira temos a camera, o flash e uma pequena caixa de som, mas não se engane, tem um som alto e nítido. Na parte traseira e inferior estão os dois microfones para captação de áudio e redução de ruídos.

A sua espessura é de 9,4mm, com uma tela de 4,7 pol. É um smartphone compacto tanto em relação a peso como tamanho, sendo menor que seus principais concorrentes como o Moto G 2014 e o Zenfone 5.

Na parte frontal, o redmi 2 conta com sensor de proximidade, iluminação e camera frontal. Os botões de navegação estão na parte inferior desenhados em vermelho e não são retroiluminados. Um diferencial é o led de notificação, que fica abaixo dos botões e você pode configurar até sete cores para diferenciar as notificações por chamadas, aplicativos, etc.

redmi2_001

Interface

O redmi 2 vem com o Android Kitkat e possui uma interface própria da Xiaomi chamada miUI.  Para quem já usou o Iphone irá ver várias semelhanças com o iOS e a empresa não nega esta inspiração. Não vejo isso como ponto negativo desde que a aplicação me entregue uma boa usabilidade e funções que sejam úteis. E nisso, a MiUI atendeu às minhas expectativas, traz várias funções como gravação de chamada, equalizador de áudio, uma ampla possibilidade de customização tanto de configuração de funções como de personalização através de milhares de temas que pode-se trocar além de uma interface rica em animações que dão aquele diferencial.

Um detalhe que pode incomodar é que por padrão você não conseguirá mover os aplicativos para o cartão SD. Porém a Xiaomi permite que faca-se root sem perder a garantia. A Xiaomi é a única empresa que conheço que permite e inclusive recomenda o root para estes casos.

redmi2_006

Bateria

A bateria do Redmi 2 tem 2200mah e é removivel. Porém quando falamos de bateria temos que falar de autonomia. Algo importante a citar é que não necessariamente um celular com uma bateria de 3000mah terá uma autonomia melhor que outro de 2200mah. Existem muitos fatores que influenciam neste desempenho, como processador, tela, o proóprio gerenciamento de energia do sistema operacional. O que eu posso dizer é que a bateria do redmi 2 é muito boa.

Você poderá usar consideravelmente durante o dia todo que dificilmente irá ficar na mão. Em meus testes pra referência, consegui os seguintes resultados com Brilho de tela em 50% :

Games:  5h30 direto sem parar
Youtube      :   8h20 direto sem parar
Uso moderado (redes sociais): 1d e 6h de autonomia, sendo 3h50 de tela ativa
Uso moderado/intenso(redes sociais): 12h41 sendo 5h30 de tela

Lembro que os testes são apenas para referência. Uma boa analogia é que se ambos pegássemos o mesmo carro com o tanque cheio e percorrêssemos o mesmo trajeto, provavelmente um de nós irá gastar mais gasolina que o outro,  pois isso varia conforme o modo de dirigir, a velocidade, entre outros fatores e com o smartphone é a mesma coisa.  Pelos meus testes, posso dizer que sim, é um smartphone que entrega uma ótima autonomia de bateria.

Tela

A  tela do Redmi 2 também é um ponto positivo, são 4,7 polegadas com resolução HD 1280x720px, e 312 pixels por polegada com tecnologia IPS. A Xiaomi cita que a tela possui uma laminação completa, ou seja,  permite que os pixels estejam mais próximos da tela, ficando assim mais nítidas e menos sujeito a reflexos. De fato a tela do Redmi 2 agrada aos olhos,  e possui uma boa visibilidade sob a luz do sol . Já para proteção contra riscos e impactos o Redmi 2 vem com a tecnologia AGC Dragontrail que no site da fabricante mostra ser tão bom ou melhor que o Gorilla Glass.

redmi2_004

Camera

A camera traseira conta com 8 megapixels , e aqui novamente mais um ponto que me surpreendeu. As fotos tem uma qualidade muito boa e gostei particularmente do modo HDR que consegue trabalhar muito bem para clarear sombras tanto em ambientes internos como externos sem estourar as fotos quando temos um dia com céu muito azul ou mesmo quando temos uma incidência direta de luz na foto como uma lâmpada.

A camera traseira filma em FullHD a 30 frames por segundo, possui auto foco e permite que tire-se fotos enquanto filma. O software conta com vários efeitos que você pode ver em tempo real, e um outro recurso que pode ser interessante para fotografar cenas de esportes é o disparo contínuo, onde pode-se tirar 20 fotos em  aproximadamente 1 segundo,

Já a camera frontal possui 2 megapixels e filma em HD. Para selfies ela conta com um recurso chamado Beautiful, que detecta seu sexo e idade e conforme estes dados irá moderar o nível de suavização de rugas. Ou seja, uma pessoa mais jovem irá ter menos suavização na pele.  É um modo bacana, e se você achar exagerada a suavização pode configurar o modo embelezamento como baixo ou mesmo desativá-lo.

redmi2_008

redmi2_009

redmi2_010

redmi2_011

redmi2_012

 Desempenho

O Redmi 2 vem com um processador Qualcomm Snapdragon 410  que é o mesmo processador do Galaxy A5, do Moto E e do Moto G 3 geração. É um quadcore de 1,2Ghz com uma Adreno 306.
Em relação a aplicativos e jogos  você não terá problemas na fluidez ou jogabilidade.  Estou utilizandoo Redmi 2 a um mês e foram raras as vezes que presenciei algum tipo de engasgo na sua utilização.  E caso você queira um desempenho melhor para jogos ou aplicativos pode ativar o modo “desempenho” na gestão de bateria.
Posso dizer que o desempenho do redmi 2 irá te satisfazer e vai lhe entregar uma experiência muito fluiída na sua utilização para o dia a a dia.

redmi2_007

Conclusão sobre o Redmi 2

Concluindo, o Redmi 2 é um smartphone que me agradou em muitos sentidos, em especial pelo valor. Se formos analisar, é um celular com custo de 499 reais que entrega uma tela HD com 312ppi e proteção contra riscos e impacto, um processador quadcore de 64bits com uma ótima autonomia de bateria, uma câmera traseira com qualidade igual ou superior aos seus concorrentes como o Moto G e o Zenfone 5 além de dois slots com suporte a conexão 4G.

Sobre a interface MiUI pode ser bom o fato de ser inspirada no iOS. Afinal, o sistema operacional da Apple é muito reconhecido por trazer uma ótima usabilidade. Porém, pode ser que os mais puristas do Android não gostem do fato de ter um sistema customizado. Eu sinceramente não me importo, pois é uma interface que mostrou-se bastante amigável, fácil e fluída .

Se eu for falar de pontos a serem melhorados, digo que o acabamento é bom mas o design não é elegante como seus concorrentes como o moto G e o Zen 5 (claro, isso minha opinião). O fato de o redmi 2 contar com 8Gb de memória interna pode ser um ponto de atenção pra quem gosta de muitos jogos ou apps , mas que pode ser resolvida com o cartão SD de até 32Gb e fazendo-se o root do aparelho (a Xiaomi permite que você faça o root sem perder a garantia).

O ano não acabou, mas se 2014 o Zenfone 5 foi o rei do custo beneficio, 2015 já tem um forte candidato. Portanto, se você tem preconceito com empresas e produtos chineses,   pode começar a pensar em deixar este estereótipo de lado quando falarmos de smartphones da Xiaomi.

Conhece o canal Android4all no Youtube? Inscreva-se e acompanhe vídeos semanais sobre reviews, dicas de apps, jogos e tutoriais para você virar um ninja do Android. Entre para a familia Android4all. =)

Vire um ninja do Android. Inscreva-se no canal Android4all.

3 comentários em “Review Redmi 2 – O novo rei do custo benefício para 2015?”

    1. Opa, blz Pedro? Os jogos são Implosion e Modern Combat 5. Inscreva-se no canal do Youtube do Android4all que semre trago umas dicas de games lá tbm =) Um abraço!!!

  1. Fala Everton! Eu queria saber em relação o Zenfone 5 e o Redmi 2 qual você recomendaria para um usuário que utiliza gosta de jogos pesados, gosta de tirar fotos, ect… Qual você me recomenda comprar ?

O que achou? Deixe um comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.